A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quinta-feira, dia 16, como novo grupo prioritário. Nessa etapa foram incluídos outros profissionais que também estão mais expostos ao coronavírus, além da continuidade da vacinação do público da primeira etapa da campanha. Vale ressalta que 88% dos idosos acima de 60 anos foram imunizados em Garça.
O Ministério da Saúde incluiu nesta segunda fase os caminhoneiros; motoristas de transporte coletivos; trabalhadores portuários; além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens, entre 12 e 21 anos de idade, que cumprem medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
“Nos solicitamos que as pessoas que se enquadram nessa nova etapa da campanha, levem no momento da vacinação, os documentos que comprovem que elas fazem parte do público alvo, como receituário e atestados médicos nominais e carteira de trabalho ou holerite para os profissionais”, orientou a auxiliar de enfermagem da Vigilância Epidemiológica de Garça, Morgana Emília de Azevedo
Desta vez, os professores das escolas públicas e privadas ficaram para a terceira e última fase da campanha, a partir do Dia “D” em 9 de maio, até o dia 22 de maio, já que as aulas continuam suspensas. Também estarão incluídas na última etapa, crianças de 6 meses a menores de 6 anos; grávidas; mães no pós-parto; população indígena; pessoas acima de 55 anos e pessoas com deficiência.
Apesar de não ter eficácia contra a COVID-19, esta vacina auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do coronavírus. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde.
A vacina protege contra os três vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e o subtipo da Influenza A (H3N2).
Segundo a Vigilância Epidemiológica, as Unidades de Saúde da Família estão organizando os fluxos de atendimento dos pacientes para evitar aglomerações de pessoas e solicitam a compreensão de todos. As unidades estão abertas das 7h às 17h e no dia “D” (9/5), das 8h às 17h. Veja a relação das unidades que participam da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe na cidade:
USF Jafa;
USF Região Oeste;
USF Rebelo;
USF Palermo;
USF Helena Müller;
USF Labienópolis;
USF Araceli;
USF Eucaliptos;
USF Barros;
USF Mariana I.
Fonte Prefeitura Municipal de Garça
Comments