História da Cidade
Fundado em 4 de Outubro de 1924 (95 anos). Foi um dos municípios que fizeram parte do ciclo do café no início do século XIX. A instalação como município se deu em 5 de maio de 1929. Inicialmente o município foi denominado como Incas e, posteriormente, Italina, recebendo finalmente a denominação de Garça devido a um ribeirão que cruzava o futuro município. A instalação do município se deu em 5 de maio de 1929, com a comarca do município sendo efetivada em 12 de outubro de 1935. Conta com 44.390 habitantes, em 2019, segundo o IBGE, Garça é conhecida por seus cafezais, pela ferrovia que cortava o município e pelo Cerejeiras Festival, que é realizado todos os anos nas proximidades do Lago Artificial "Prof° J.K Willians".
Pontos Turísticos
Bosque Municipal e Mini Zoo Dr. Belírio Guimarães Brandão
O Bosque Municipal possui 18,50 hectares de Mata Atlântica preservada dentro da cidade. Possui ainda o Minizoo, uma Locomotiva, parque infantil (playground), espaço para piquenique, espaço para educação ambiental feita por funcionário da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, sob agendamento. Trilhas acabadas com cerca de 1km, no entanto, ainda não utilizada devido a necessidade de manter o espaço adequado para os animais do minizoo. O Minizoo encontra-se dentro do Bosque Municipal e é uma atração para crianças. Aves, jabutis, macacos e até onça são atrações do Minizoo. Localizado na Rua Vital Soares, nº 670 em Vila Williams.
Lago Artificial Prof. J.K Williams
Lugar de boa movimentação para atividades de lazer, onde fica situado o Bosque das Cerejeiras (1000 árvores, aproximadamente), Jardim Oriental, Tori (é um portal que representa para aquele que entra em um templo Xintoísta uma separação do mundo físico do espiritual, um símbolo de muito poder e fé para os povos orientais). Pedalinho, Concha acústica, pista de skate. Possui ainda próximo ao Lago tem restaurantes e lanchonetes que funcionam no período noturno e uma base comunitária de segurança do Lago da Polícia Militar. A Secretaria de Turismo e Eventos e o Posto de Informações Turística funcionam em edifício dentro as margens do Lago com funcionamento de segunda - sexta, das 8 às 11 e das 13 às 17 h na Rua Vinte e Sete de Dezembro, nº 394. Possui bancos, sinalização descritiva, bebedouro (Ponto de água potável).
Museu Histórico e Pedagógico de Garça
Inaugurado em 06/05/1995, o Museu Histórico e Pedagógico de Garça está instalado no prédio que foi a primeira Escola Pública da cidade, denominada Grupo Escolar de Garça. O acervo foi formado inicialmente com as doações da família Labieno da Costa Machado, um dos fundadores da cidade, mas ao longo do tempo o museu recebeu doações de peças de outras famílias e particulares.
Igreja Matriz São Pedro Apóstolo
A construção começou em 1934 e foi finalizada e entregue no dia 24 de dezembro de 1936, com a Missa de Natal, o terreno para a construção da igreja foi doado por Carlos Ferrari a igreja passou por várias reformas em sua estrutura. Entre as décadas de 60 e 70 veio a demolição da igreja antiga para a construção de uma nova igreja mais tudo isso no mesmo local, na década de 70 ocorreu a tão esperada inauguração da Matriz de São Pedro. Ao longo dos anos a igreja vem passando por reformas, porem desde 2011 a igreja passa por uma grande reforma em sua estrutura. Em 29 de Outubro de 2019 a igreja foi Reinaugurada com a presença do Dom Luiz Antônio Cipolini.
Escola Municipal de Cultura Artística "Amélio Naná Zancopé"
A Escola Municipal de Cultura Artística foi inaugurada em 2003 e oferece a população cursos de música, dança, teatro, artes plásticas além de oficinas culturais, a partir de uma pequena e simbólica contribuição mensal, acessível a toda população, a escola sempre revela grandes talentos para o cenário artístico nacional e internacional. O EMCA tem uma estrutura moderna e tecnicamente adequada oferece inúmeras salas para desenvolvimento das atividades artísticas, ganham destaque na escola os grupos de Jazz Dance e Balé que já ganharam vários Prêmios no Brasil e também pelo Mundo.
Complexo Cultural: Centro Integrado de Educação Polo Arte
O Centro Cultural possui uma agenda de espetáculos e eventos culturais significativo e importante tendo em vista que gera um fluxo turístico. Recebe espetáculos de fevereiro a novembro do Circuito Cultural Paulista. Há ainda espetáculos de ballet da Escola Municipal de Cultura Artística "Amélio Naná Zancopé", além de espetáculos da São Paulo Companhia de Dança. O Centro Cultural é de administração da SECULT - Secretaria de Cultura de Garça. Fazem parte do Centro a Biblioteca Municipal, Escola Municipal de Cultura Artística EMCA, Teatro Municipal Miguel Monico de Garça (417 lugares), audiovideoteca (70 lugares). Possui ainda atividades para o público infantojuvenil que atende Garça e região, sob agendamento. O Complexo está localizado na Avenida Rafael Paes de Barros, 582 em Vila Williams.
Texto e Imagens retirados do Wikipédia e Wikicommuns